top of page
-
Como sei se preciso de psicoterapia?Provavelmente não sabe. Mas sabe que não está bem, que não anda feliz, que sente dificuldade nalguma área da sua vida e que está a ser difícil dar a volta sem ajuda profissional. Para mim, isso basta. Porque o que faço é ajudar os meus clientes a encontrar a sua forma para estar bem. Seja através da psicoterapia ou de outras formas de intervenção psicológica que se mostrem mais adequadas para resolver a sua questão. Para si, há uma decisão pessoal de dar o primeiro passo para sair da via sem solução à vista, em que tem vivido. É um passo geralmente difícil para todos, pois quanto mais precisamos de apoio mais fragilizados estamos para tomar as iniciativas para resolver as situações. Mas é importante que seja dado porque é ele que lhe vai permitir caminhar do problema para a solução. Depois? O caminho faz-se caminhando. Cá estamos para trabalhar nisso, a dois.
-
Qual é a diferença entre um psicólogo e um psicoterapeuta?Um psicólogo é um profissional com formação universitária em Psicologia. A sua especialidade são as pessoas e o seu funcionamento, e pode intervir em muitas áreas, pois o seu trabalho é aplicar os conhecimentos da ciência psicológica, às várias dimensões da vida para as melhorar e potenciar. Por exemplo, escolaridade, educação, trabalho, saúde ou bem-estar, entre muitas outras. Um psicoterapeuta é um psicólogo (ou um psiquiatra com formação adicional em psicoterapia) cuja intervenção está direccionada para ajudar a pessoa a ultrapassar dificuldades que lhe limitam a saúde e o bem-estar, potenciando os seus recursos e talentos.
-
Falar com um psicólogo é preferível a falar com um amigo?São duas situações diferentes. Um amigo é aquela pessoa com quem partilhamos a nossa intimidade e que está lá, presente, sempre que precisamos dele. Ter um amigo com quem falar é uma preciosidade. Mas quando estamos com um problema complicado, em que já demos voltas e voltas para encontrar uma solução e em que apesar de falarmos com os amigos, não conseguimos arranjar uma saída satisfatória, é altura de considerar procurar ajuda profissional. O seu amigo certamente que faz o melhor que pode. Mas pode não ser o suficiente. Um psicólogo é um profissional que tem o treino e a experiência para @ conseguir ajudar a abordar a situação de uma forma a nova, a criar diferentes perspectivas, ensinando-lhe novas habilidades e proporcionando-lhe ferramentas que poderá usar sempre que necessite.
-
O que vão pensar os meus amigos ou familiares se eu procurar um psicólogo?Em tempos, houve um forte estigma sobre as pessoas que procuravam ajuda psicológica. Isso acontecia devido à associação com a psiquiatria e a doença mental, levando a que frequentemente fossem vistas como doentes ou “desequilibradas”. Felizmente, essa visão tem-se vindo a alterar. O mundo está em mudança, e nesse aspecto, para muito melhor. Actualmente a maioria das pessoas está mais bem informada e há também muito mais profissionais a tratar destes questionamentos e problemas na perspectiva das pessoas e não da doença: os Psicólogos. É cada vez mais habitual alguém procurar um Psicólogo nalgum momento da sua vida. Habitualmente, quando se sente “aprisionado” por problemas ou dificuldades que não está a conseguir resolver ou ultrapassar. Ou apenas para tratar questões especificas, como por exemplo, trabalhar a ansiedade que sente antes de exames ou de outras provas importantes para si. Mas há também quem procure ajuda, não por necessidade de resolver problemas mas movido pela sua vontade de desenvolvimento como pessoa, com o objectivo de melhorar o seu conhecimento de si, desenvolver os seus recursos internos e melhorar a valorização pessoal. O Psicólogo é um profissional com formação para @ ajudar nesta viagem experiencial de descoberta, resolução e encontro. Por isso, mais do que aquilo que os outros vão pensar da sua decisão, o importante é que está a fazer algo por si, que reconheceu que precisa de ajuda e isso já é um passo fundamental para uma solução. Procurar ajuda não significa fraqueza ou incapacidade. Já pensou que pode significar força para seguir em frente? Não tenha vergonha de pedir ajuda. Todos nós precisamos de ajuda de vez em quando.
bottom of page